domingo, 25 de agosto de 2019

QUESTÃO DE ENEM E VESTIBULAR SOLOS E TÉCNICAS DE CUIDADOS DO SOLO

1ª) (FGG) Leia o texto.
“Um agricultor adquiriu dez hectares de terra para práticas agrícolas. A propriedade, atravessa uma encosta perene com solos de boa fertilidade. Todavia, o declive acentuado e o mal aproveitamento do solo pode provocar erosão. Preocupado com a conservação do solo, o agricultor consultou o engenheiro agrônomo Natanael Barroso. Este recomendou usar a mesma técnica usada em alguns países asiáticos no cultivo de arroz, ou seja, seguindo as cotas altimétricas em forma de degraus, o que reduz a velocidade do escoamento superficial da água, os processos erosivos e a perda de solo agricultável.”

A técnica de conservação do solo recomendada pelo engenheiro agrônomo denomina-se
A) rotação de culturas.
B) curvas de níveis.
C) terraceamento.
D) plantio Direto.
E) calagem.

2ª) A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas de morros, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução podendo provocar deslizamento de terra é: 
A) reflorestamento. 
B) desmatamento. 
C) terraceamento.
D) curva de nível. 
E) drenagem. 

3ª) (FGG) "Nele a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do mesmo contra processos danosos, tais como a erosão." A técnica de manejo de solo citada acima é
(A) Calagem
(B) Plantio Direto
(C) Terraceamento.
(D) Curvas de Níveis.
(E) Rotação de culturas.

4ª) (FGG) A acidez do solo é prejudicial ao desenvolvimento das plantas, podendo ocasionar queda na produção. A aplicação do calcário (CaCO3) no solo reduz a sua acidez. Com base nas informações acima e nos conhecimentos sobre acidez do solo, assinale a alternativa correta.

A) O calcário neutraliza a acidez do solo porque aumenta a concentração de Alumínio.
B) O uso do calcário aumenta a concentração de íons no solo, neutralizando todos os minerais prejudiciais a planta.
C) A correção da acidez do solo é realizada sem o consumo de calcário, pois este, prejudica o solo.
D) Um solo ácido sem a presença de alumínio não necessita de magnésio, cálcio e ferro.
E) Além de corrigir a acidez do solo, a aplicação do calcário contribui para o aumento da concentração de cálcio.

5ª) (FGG) Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:

A) O horizonte (ou camada) “O” correspondente ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B, C e R.
B) O horizonte “A” apresenta muitos minerais não alterados da rocha mãe que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.
C) O horizonte “C” corresponde à transição entre solo e rocha mãe, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos da rocha não alterada.
D) O horizonte “B” apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros horizontes.
E) A camada “R” é formada pela rocha matriz e caracteriza solos rasos conhecidos também como maduros.

6ª) (FGG) Solos pouco desenvolvidos, lamacentos, escuros e com alto teor de sais provenientes da água do mar são conhecidos como:

(A) Latossolo
(B) Halomórficos
(C) Arenosos
(D) Aridos
(E) Argissolos

************GABARITO**********
1C / 2B / 3B / 4E / 5C / 6B


7- (UECE) Leia atentamente o excerto a seguir:

“ [...] formado por um conjunto de corpos naturais tridimensionais, resultante da ação integrada do clima e organismos sobre o material de origem. É condicionado pelo relevo em diferentes períodos de tempo e apresentando, então, características que constituem a expressão dos processos e dos mecanismos dominantes na sua formação”.
Silva, N. K. T.; Silva, S. M. Educação ambiental e cidadania. Portal, v. 62, n. 9, 2009.
Dentre os elementos naturais que compõem a paisagem, a descrição acima se refere a

a) vegetação.
b) solo.
c) bacia hidrográfica.
d) relevo.

8- (Unespar 2016)

O solo compreende a camada superficial da Terra, resultante da ação do intemperismo (físico e químico) e da ação da matéria orgânica sobre as rochas. É constituído de material sólido (minerais e matéria orgânica), água e ar sendo responsável por sustentar a vegetação. Em geral, os solos são constituídos por camadas sobrepostas, denominadas de horizontes. Os horizontes são formados a partir da atuação conjunta de processos físicos, químicos e biológicos, distinguindo-se por meio de propriedades como cor, textura e teor de argila.
Sobre os horizontes, classificação e uso dos solos, analise as preposições:
I. Um solo maduro, ou seja, aqueles bem desenvolvidos são compostos pelos horizontes “O” (orgânico); Horizonte “A”, também há matérias orgânica e também material mineral; Horizonte “B”, horizonte com alto grau de intemperismo, cor mais intensa e baixa quantidade de matéria orgânica; “C”, horizonte formado por rochas em alterações e R, horizonte, formado por rocha não alterada.
II. Nas regiões de clima quente e úmido, os solos são profundos devido ao intenso intemperismo químico causado pelas altas temperaturas e disponibilidade de água.
III. Nas altas latitudes, ou seja, nas regiões de clima frio, predomina os solos pouco desenvolvidos, que permanecem congelados durante grande parte do ano, com uma fina camada de gelo denominada de permafrost.
IV. A maior parte dos alimentos que consumimos provém da atividade agropecuária que utiliza o solo nas plantações e pastagens. O Brasil está despontando como o celeiro do planeta e as inovações tecnológicas o colocam como o único país a investir predominantemente na agricultura orgânica e também em variedades não modificadas geneticamente.
V. Os solos tropicais caracterizam-se pela carência de nutrientes e sais minerais, comparativamente com os solos de áreas de clima temperado. Os solos tropicais apresentam baixa fertilidade, tal fragilidade natural acentua-se em decorrência do excesso de chuva durante o verão (lixiviação), retirando os nutrientes. O que demanda de correções por meio da aplicação de fertilizantes químicos.

São verdadeiras as afirmativas:
a) I, II, III e IV;
b) I, II, III e V;
c) II, III, IV, e V;
d) I, III, IV e V;
e) I, II, IV e V.

9- (UECE 2018.1 - 1ª Fase)
Atente ao seguinte excerto:
“Os solos são corpos naturais da superfície terrestre que ocupam áreas e expressam características (cor, textura, estrutura etc.) da ação combinada dos fatores associados aos mecanismos e processos de formação do solo”.
Palmieri, F. e Larach, J. O I. Pedologia e Geomorfologia. Pág. 70. In. Geomorfologia e Meio Ambiente. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. da. Rio de Janeiro. 1996. Bertrand Brasil.
Considerando o excerto acima e os conceitos de formação do solo, é correto afirmar que solo pedológico é formado

a) por uma camada de sedimentos silicosos de origem distrófica que recobre a superfície terrestre.
b) por sedimentos alíticos distróficos com elevada acidez, fator que favorece a sua fertilidade natural.
c) por material mineral pouco espesso, com boa presença se sódio geralmente derivado de rochas do cristalino.
d) por um conjunto de fatores, dentre os quais encontra-se a ação integrada do clima e dos organismos sobre o material de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário