quinta-feira, 15 de abril de 2021

SIMULADO DE GEOGRAFIA SOBRE NOÇÕES ESPACIAIS E CARTOGRAFIA.

 1ª) (FGG-CH.2021) “A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.”

Disponível em:  

https://grupopreve.com.br/noticias/importancia-da-geografia#:~:text=A%20Geografia%20tem%20como%20objetivo,manuten%C3%A7%C3%A3o%20da%20vida%20em%20sociedade. 

Nesse sentido, a geografia assume um papel importante na sociedade

A) tendo em vista, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive, porém, é incapaz de fazer projeções para o futuro.

B) pois o espaço geográfico é definido apenas pelos processos humanos e suas consequências sobre o meio, desconsiderando os aspectos naturais e suas implicações.

C) principalmente através da geografia humana que estuda a interação entre a sociedade e o espaço, envolvendo aspectos políticos, socioeconômicos e culturais, bem como suas implicações sobre o meio.

D) por meio da geografia humana que estuda a dinâmica da Terra e dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, dividindo-se em categorias que englobam clima, relevo, cartografia, hidrografia, meio ambiente, entre outros.

E) pois os aspectos naturais não influenciam no trabalho nem na produção antrópica e suas implicações são irrisórias na construção do espaço geográfico.


2ª) (FGG-CH.2021) Analise as proposições.

I- Começou no século XIX com o alemão Ratzel. Seus defensores afirmam que as condições naturais determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir.  Segundo CORREA (2000) essa interpretação de “determinação acabou servindo como ferramenta para ocultar uma ideologia das classes dominantes.

II- Defendido por Paul Vidal de La Blache, em resposta ao determinismo geográfico, o possibilismo procurou abolir qualquer forma de determinação, adotando a ideia de que a ação humana é marcada pela contingência e a natureza era considerada como fornecedora de possibilidades para que o homem a modificasse. 

III- A Nova Geografia defende que a diferenciação de áreas ocorra por meio da integração de fenômenos heterogêneos em uma dada porção da superfície da Terra. Para ele os espaços eram divididos em classes de área (regiões), nas quais os elementos mais homogêneos determinariam cada classe, e assim as descontinuidades destes trariam as divisões das áreas.

IV- A Geografia Crítica, defendida por Milton Santos, repensa a questão da organização espacial, e seu objetivo é entender as relações dialéticas entre formas espaciais e processos históricos que modelam os grupos sociais, como exemplo as desigualdades sociais.

V- O Método Regional teve como objetivo explicar a expansão capitalista e assim, dar esperanças aos “deserdados da terra” baseando-se no Neopositivismo e no Empirismo.


Está correto o que se afirma em:

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) II, III e IV.

D) I, III e V.

E) II, IV e V.

3ª) (FGG-CH.2021) Observe o esquema do movimento de translação da Terra e assinale a alternativa correta.


A)
O solstício é um acontecimento astronômico que significa o início do Verão ou do Inverno. É a época do ano em que o Sol incide com a mesma intensidade nos dois hemisférios, os dias e as noites têm a mesma duração. 

B) O equinócio significa o momento exato que marca o início da primavera ou do outono, em que o sol incide com maior intensidade em um dos dois hemisférios, ou seja, o dia é maior que noite e a noite é maior que o dia.

C) No equinócio de outono no hemisfério norte os dias e noites tem durações diferentes, enquanto no solstício de inverno o dia é maior que a noite nas regiões mais afastadas do Equador.  

D) Se o equinócio de primavera no hemisfério norte ocorre a partir de 21 de março, então o equinócio de outono no hemisfério sul ocorrerá em 23 de setembro.

E) No equinócio de primavera no hemisfério sul os dias e as noites têm a mesma duração, enquanto no solstício de verão o dia é maior que a noite nas regiões mais afastadas do Equador. 


4ª) (FGG-CH.2021) Analise a imagem abaixo quanto as coordenadas geográficas e assinale a alternativa que corresponde corretamente a latitude e longitude do BARCO A.



A) Lat. 0° / Long. 140° O

B) Lat. 40° S / Long. 0° 

C) Lat. 0° / Long. 40°

D) Lat. 40° / Long. 0° S

E) Lat. 40° N / Long. O° 


5ª) (FGG-CH.2021) Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.


A) Nos fusos horários cada fuso corresponde a 15° que é igual a 1 hora.

B) Se em Brasília for 20:00 da terça-feira, em Tóquio será 8:00 da quarta-feira.

C) Se em Nairóbi o relógio marcar 12:00, em Cidade do México será 3:00 horas do mesmo dia.   

D) Os fusos horários equivalem a cada uma das 24 horas do globo conforme o movimento de rotação.

E) Para a direita as horas diminuem, para a esquerda as horas aumentam.


6ª) (FGG-CH.2021) Carolina mora em Fortaleza no fuso -3. Se em Fortaleza o relógio marca 10:00 horas da terça-feira, que horas serão em Londres no fuso 0?


A) 13:00 horas da quarta-feira.

B) 7:00 horas da terça-feira.

C) 13:00 horas da terça-feira.

D) 12:00 horas da terça-feira.

E) 00:00 horas da terça-feira.


7ª) (FGG-CH.2021) Paulo Freire mora em Brasília (45°O) e pretende viajar para Manaus (60°O). Se Paulo Freire sair de Brasília às 19:00 horas do domingo, que horas ele chegará em Manaus?

Obs: O tempo de viagem foi de 7 horas.


A) 1:00 hora da segunda-feira.

B) 25:00 horas da segunda-feira.

C) 18:00 horas do domingo.

D) 1:00 hora do domingo.

E) 2:00 horas da segunda-feira.


8ª) (FGG-CH.2021) “Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre. Os mapas e cartogramas não objetivam representar todas as informações presentes na superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar.”

Disponível em: 

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-mapas.htm#:~:text=Os%20mapas%20s%C3%A3o%20instrumentos%20de,que%20o%20autor%20deseja%20demonstrar.


A respeito dos mapas assinale a alternativa correta.

A) As Projeções cartográficas são representações da superfície esférica da Terra em um plano, possibilitando a construção de um mapa fiel a realidade, sem distorções.

B) A legenda é a parte mais importante de um mapa, pois nela é onde estão todas as informações de símbolos e cores. Uma vez compreendendo a legenda, o título não se faz necessário.

C) As anamorfoses têm como principal objetivo apresentar os limites físicos políticos, administrativos e territoriais de cidades, estados e países, de acordo com sua extensão territorial.

D) Os mapas demográficos apresentam informações sobre população, tais como: expectativa de vida, taxa de mortalidade, natalidade, distribuição populacional, entre outros.

E) Os mapas topográficos apresentam dados econômicos sobre renda per capita, distribuição de renda, PIB, indústria, etc.


9ª) (FGG-CH.2021) Observe o mapa e assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de mapa representado.



A) Demográfico: Apresenta informações sobre população, tais como: expectativa de vida, taxa de mortalidade, natalidade, distribuição populacional, entre outros.

B) Político: Tem como principal objetivo apresentar os limites físicos políticos, administrativos e territoriais de cidades, estados e países.

C) Topográfico: Revela as variações de relevo quanto ao nível ou altimetria.

D) Anamorfose: é uma deformação de um espaço real em busca de apresentar um determinado assunto específico.

E) Econômico: Apresenta dados econômicos sobre renda per capita, distribuição de renda, PIB, indústria, etc.


10ª) (FGG-CH.2021) Considerando que a distância real entre Paracuru e Paraipaba, duas cidades que pertencem a região metropolitana de Fortaleza, é de 15 Km. Para que a distância no mapa seja de 5 cm, em que escala deverá ser construído o mapa?

A) 1:3

B) 1:3.000

C) 1:30.000

D) 1:300.000

E) 1:3.000.000


11ª) (FGG-CH.2021) Se um mapa projetado em uma escala 1:2.500.000, a distância gráfica entre dois pontos (A e B) forem de 15 cm, a distância real será de 

A) 375 km.

B) 166 km.

C) 16,6 km

D) 3.750 km

E) 37,5 km


Nenhum comentário:

Postar um comentário