sexta-feira, 26 de março de 2021

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA SOBRE CONTINENTE ASIÁTICO - ANOS FINAIS

 1ª) Com base nas principais características do continente asiático assinale o item correto.

(A)  Ásia é o menor continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. 

(B)  É o continente mais extenso, porém, perde para os demais no quantitativo populacional.

(C)  Trata-se de um continente multicultural, abrigando diversas culturas, etnias, religiões e tradições.

(D)  No continente, localiza-se algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, como o monte Aconcágua.

(E)  O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos, mas pouco influencia na atual sociedade.

 

2ª) Observe a tabela dos continentes.

 

O item que preenche corretamente, respectivamente, a coluna dos números é:

(A)    1-África, 2-Ásia, 3-Europa, 4-Oceania, 5-América e 6-Antártida.

(B)    1-Antártida, 2-Asia, 3-África, 4-Oceania, 5-América e 6-Antártida.

(C)     1-Asia, 2-Africa, 3-América, 4-Oceania, 5-Europa, 6-Antártida.

(D)    1-América, 2-Ásia, 3-África, 4-Europa, 5-Oceania, 6-Antártida.

(E)     1-Ásia, 2-América, 3-África, 4-Antártida, 5-Europa, 6-Oceania.

 

3ª) Marque a alternativa errada a respeito do continente asiático.

(A) Com 44,9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 30% das terras emersas do globo, a Ásia é o maior continente do planeta.

(B) O continente asiático é o mais populoso, sendo a China o país de maior concentração populacional do mundo.

(C) Todos os países asiáticos são considerados subdesenvolvidos, pois a economia desse continente baseia-se nas atividades agrícolas.

(D) A Ásia, em especial os países do Oriente Médio, é responsável pela produção de cerca de 50% do petróleo mundial.

(E) O Japão é a principal nação industrializada do continente asiático, sendo a Coreia do Sul e a China outros países de grande industrialização.

 

4ª) Sobre os aspectos físicos da Ásia é correto afirmar que:

a) A Grande Muralha da China é considerada a única edificação humana visível do espaço.

b) O relevo asiático é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias montanhosas.

c) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos mais altos do planeta.

d) Devido à localização dos países asiáticos na placa tectônica Euro-asiática, existe forte presente de terremotos nessa região.

e) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu.

 

5ª) Observe o mapa e marque o que está correto.

 


(A) O Oriente Médio é considerado berço de várias religiões como cristianismo, islamismo e judaísmo e também considerado um grande centro econômico, político e cultural.

(B) O Oriente Médio é uma das regiões mais populosas da Ásia, onde habitam cerca de 1,65 bilhões de habitantes. Essa parte da Ásia é considerada uma das menos desenvolvidas, apresentando baixos indicadores sociais e baixa industrialização.

(C) A Ásia Meridional Corresponde à região que abrange 11 países (diversas ilhas e a Indochina). Conta com uma área de aproximadamente 4.500.000 km². Vivem nessa área aproximadamente 618 milhões de habitantes.

(D) O Sudeste Asiático Possui uma área de aproximadamente 12.000.000 km2 e contam com cerca de 40% da população asiática, sendo, portanto, uma das regiões mais populosas do mundo. Abrange a área de países como China e Japão.

(E) A Ásia Oriental Corresponde à região localizada entre o leste do Mar Cáspio e o centro-oeste da China e o norte do Irã e o sul da Sibéria. Essa região não é demarcada oficialmente. Segundo as Nações Unidas, essa região abrange a área dos seguintes países: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Afeganistão.

 

6ª) Assinale a alternativa que apresenta apenas países da Ásia Oriental.

(A)      Irã, Arábia Saudita, Iraque e Síria.

(B)      Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tadjiquistão.

(C)       Paquistão, Índia, Nepal e Butão.

(D)      China, Japão, Coreia do Sul e do Norte.

(E)       Laos, Vietnã, Camboja e Filipinas.

 

7ª) A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:

a) aos grandes investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses.

b) à presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro.

c) à existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coreia do Sul.

d) à localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus.

e) à existência, no país, de enormes reservas de ouro que permitiram elevadas exportações de capitais.

 

8ª) Na civilização indiana, a estrutura social passou a ser organizada por meio do sistema de castas. Sobre esse sistema, é correto dizer que:

a) os indivíduos passavam a pertencer a determinada casta a partir do momento em que era iniciado em rituais de purificação religiosa.

b) os indivíduos estavam associados a castas de acordo com o seu nascimento.

c) as castas eram definidas de acordo com o desempenho militar.

d) as castas não tinham nenhuma relação com o sistema religioso hindu.

e) nenhuma casta se considerava superior à outra.

 

9ª) O tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, no final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegaram a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,

a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
b) representam uma ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no Hemisfério Sul.
e) têm origens semelhantes, pois ocorrem em decorrência da movimentação das placas tectônicas.

 

10ª) Leia o fragmento.

“O rio é considerado um sagrado pela população hindu da Índia. Eles acreditam que a deusa Ganga desceu do céu para habitar o rio, por isso eles tomam banho e bebem a água do rio, acreditando que seus pecados serão purificados. Hindus devotos visitam diariamente para oferecer comida e flores para a deusa. Cinzas de corpos são jogadas ao rio para complementar rituais sagrados.”

O trecho refere-se ao rio:

(A)    Yangtzé.

(B)     Huang.

(C)     Tigre.

(D)    Eufrates.

(E)     Ganges.

 

11ª) Sobre as religiões presentes no continente asiático analise as proposições se verdadeiras ou falsas.

 I.          O cristianismo, formado pelo conjunto de religiões que acreditam em Jesus Cristo é o Messias profetizado pela Bíblia, é uma religião abraâmica que corresponde à maioria da população mundial (cerca de 2,2 bilhões de fiéis). Dividido majoritariamente em três vertentes (Igreja Católica Romana, Protestantismo e Igreja Ortodoxa Oriental), o cristianismo remete a uma das crenças mais antigas do mundo e possui como líder mundial o bispo de Roma, o Papa.

II.         O islamismo é formado pelo conjunto de religiões que acreditam nos ensinamentos de Maomé, o profeta de Deus. Assim como o cristianismo faz o uso da Bíblia como escrito sagrado, o islamismo utiliza o Alcorão para nortear os preceitos culturais de seus seguidores muçulmanos. Apesar de ser uma religião árabe, é estimado que 1% da população norte-americana seja muçulmana, enquanto 10% da população europeia se declara como tal.

III.          hinduísmo ocupa o 4º lugar na lista de religiões com maior número de adeptos ao redor do mundo. É dividido em diversas religiões monoteístas e tem como país de surgimento a Índia. Trata-se de uma religião politeísta e possui vários deuses como objeto de adoração pelos seus adeptos.

IV.         budismo é uma religião indiana dividida em três grandes vertentes: theravada, mahayana e vajrayana. Foi fundado por Sidarta Gautama, o Buda, por volta do século VI a.c. Entre suas práticas e crenças mais conhecidas estão a meditação, a questão do carma – causa e efeito e a ideia do renascimento. Apesar de se tratar de uma religião asiática, o budismo foi adotado por diversas minorias ao redor do mundo e possui cerca de 376 milhões de seguidores autodeclarados.

V.          “Religião tradicional chinesa” é o termo utilizado para designar as religiões que possuem suas normas éticas e comportamentais baseados em crenças chinesas como confucionismo, budismo, taoísmo e mitologia chinesa. Ela compreende, atualmente, cerca de 400 milhões de adeptos e é manifestada majoritariamente no continente asiático.

A sequência correta, respectivamente, é:

(A)    V, V, V, F, F.

(B)    V, V, F, V, F.

(C)     V, F, V, F, V.

(D)    F, V, V, V, V.

(E)     V, V, V, V, V.

 

12ª) Observe o mapa climático da Ásia e marque o item correto.

 


(A)    O clima 4 é registrado nas zonas próximas ao Equador, como partes da África e do Brasil. É quente e úmido. Tem pouca variação térmica durante o ano, em média de 25ºC. No clima Equatorial, há chuva abundante durante todo o ano.

(B)    O clima 8, também chamado de Clima de Altitude, este tipo de clima tem baixas temperaturas durante todo o ano. Em média, os termômetros registram 0º durante o ano, mas inverno, é esperada queda de temperatura para índices negativos. As chuvas nas regiões chega a 1,5 mil milímetros anuais.

(C)     O clima 1 tem temperaturas negativas mais extremas, com termômetros sempre abaixo de 0ºC, com média de 30ºC negativos e que podem cair a 50ºC negativos no inverno.

(D)    No clima 5 o calor com médias de 30ºC de temperatura como a principal característica. As chuvas são escassas, quase insignificantes, podendo haver anos em que não chegam a ocorrer.

(E)     O clima 7 é caracterizado por invernos curtos e de temperaturas baixas, variando entre 0ºC e 15ºC. Já o verão é longo, registrando temperaturas que oscilam entre 18ºC e 25º.

 

Boas férias, Deus o abençoe nessa nova jornada!!!

 

 

1.c

2.e

3.c

4.c

5.a

6.d

7.a

8.b

9.e

10.e

11.e

12.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário