quinta-feira, 19 de setembro de 2019

PROVA DE GEOGRAFIA SOBRE TECTONISMO, RELEVO, CARTOGRAFIA E ESPAÇO


1ª) (Enem – 2000) A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta. 



 As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos:
(A)  I, II e V.
(B)  I, II e III.
(C)  II, IV e III.
(D)  II, III e V.
(E)  III, V e II.

2ª) (UFAM) Leia.
A novela da Rede Globo “Caminho das Índias”, mostrou na cena do dia 23 de maio, a seguinte situação: “Após ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude ‘bondosa’ e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi – assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prédio de Gaby tarde da noite”.

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:
I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.
II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.
III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.
IV.O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.
V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

(A)  Apenas I e III são corretas.
(B)  Apenas I e IV são corretas.
(C)  Apenas II e III são corretas.
(D)  Apenas IV e V são corretas.
(E)  Apenas II e V são corretas

3ª) Analisando a figura.

 
Considere as afirmativas:
I. Os pontos A e B localizam-se no hemisfério ocidental.
II. Os pontos B e C localizam-se no hemisfério boreal.
III. Os pontos A e D localizam-se no hemisfério austral.
IV. Os pontos C e D localizam-se no hemisfério oriental.

Está(ão) correta(s):
(A)  apenas I e III
(B)  apenas II e IV
(C)  apenas II e III
(D)  apenas I e IV
(E)  todas

4ª) (UFPE – 2002) 
“O tratamento dos aspectos físicos do planeta ou, como querem alguns, do quadro natural, não faz da geografia e nem da geografia física uma ciência natural, biológica ou da terra; ela é, acima de tudo, uma ciência do espaço e é aí que encontramos sua característica fundamental. Enquanto divisão geral das ciências, ela se encontra indubitavelmente entre as ciências humanas e é ali o seu lugar correto, haja vista possuir como objetivo primeiro o estudo do jogo de influências entre sociedade e natureza na organização do espaço.”  
(MENDONÇA, Francisco. Geografia Física: Ciência Humana? Ed. Contexto, 1989)

Após a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor:
(A)  só considera como análise geográfica a interpretação das interferências do quadro natural sobre a produção do espaço geográfico.
(B)  defende que a Geografia é uma ciência humana, mas, mesmo assim, não pode ser considerada uma ciência social porque também estuda a estruturação do quadro natural.
(C)  considera que a Geografia, por ser uma ciência do espaço, não mantém relações com as ciências naturais, que se dedicam ao estudo da estruturação natural das paisagens.
(D)  defende que o objetivo central da ciência geográfica é a análise da produção do espaço a partir das relações entre a sociedade e o meio natural.
(E)  concorda com o fato de que a Geografia é apenas uma disciplina e não uma ciência natural, biológica ou da Terra.

5ª) (UEPB) Leia o fragmento.
A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”.
(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84).

A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:
(A)  A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.
(B)  Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.
(C)  Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.
(D)  A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.
(E)  A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.

6ª) (UERJ) Leia.

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (…) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas.

MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: http://www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.




Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.

Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:
(A)  Oeste – Noroeste – Oeste
(B)  Leste – Noroeste – Leste
(C)  Leste – Norte – Oeste
(D)  Oeste – Norte – Leste
(E)  Oeste - Norte – Noroeste

7ª) De acordo com a composição “Triste Partida” de Patativa do Assaré, nas estrofes que dizem:

No topo da serra
Oiando pra terra
Seu berço, seu lar
[…]
Aquele nortista
Partido de pena
De longe acena
Adeus meu lugar…

A categoria geográfica “lugar” que aparece no fragmento do texto está empregada:
(A)  erroneamente porque ninguém pode ter o sentimento de identidade e de pertencimento a uma terra inóspita que só lhe causa sofrimento. O lugar é para cada pessoa o espaço onde consegue se reproduzir economicamente.
(B)  com o sentido de paisagem, pois é do topo da serra que o retirante delimita visualmente o que ele denomina como o seu lugar.
(C)  com conotação de região natural, pois trata-se do Sertão nordestino de abrangência do clima semiárido de chuvas escassas e irregulares e da presença da vegetação de caatinga.
(D)  com o sentido de território, pois trata-se de um espaço apropriado pelo fazendeiro, o qual exerce sobre o mesmo uma relação de poder.
(E)  corretamente porque está impregnada de emoções e de afetividade. Há uma identidade de pertencimento para com esta parcela d espaço

8ª) (UFAL – 2014) Num modelo esférico, a latitude é medida em graus do arco da circunferência de um meridiano, medido a partir do Equador, tendo o centro do planeta como vértice. Já longitude é a medida em graus do arco da circunferência de um paralelo, medido a partir o meridiano de Greenwich, tendo o centro do planeta como seu vértice.



 Sabendo que a determinação das coordenadas geográficas se baseia no princípio da medida da circunferência, podemos concluir que:
(A)  a latitude pode ir de 0° em Greenwich a 180° nos polos norte e sul.
(B)  a latitude pode ir de 0° no Equador a 90° nos polos norte e sul.
(C)  a longitude pode ir de 0° no Equador a 180° a leste e a oeste.
(D)  a latitude pode ir de 0° em Greenwich a 90° a leste e a oeste.
(E)  a longitude pode ir de 0° no Equador a 180° nos polos norte e sul.

9ª) Sobre as “Placas Tectônicas”, considere o texto a seguir e marque a alternativa correta adiante.

Um forte terremoto ocorreu na noite desta quarta-feira (16.09.15) ao norte de Santiago, perto da região de Coquimbo, no Chile. Por volta das 00h30 desta quinta, o subsecretário do Interior do Chile, Mahmud Aleuy, disse que há cinco mortos confirmados por causa do terremoto, que deixou ainda 1 milhão de pessoas evacuadas. “É o sexto terremoto mais forte da história do país”, afirmou. Entre os mortos estão duas mulheres e três homens; uma pessoa é considerada desaparecida e dezenas ficaram feridas. “Estamos em um processo de continuar o monitoramento das regiões afetadas. É uma análise que está se completando”, disse a presidente Michelle Bachelet. Segundo ela, o governo do Chile ainda está analisando se é preciso declarar estado de exceção. A magnitude do tremor foi 8,3 segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) – o serviço sismológico chileno informou 8,4. Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira. As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto as emissoras de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas.
(Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/ 2015/09/
forte-terremoto-chile.html> Acesso em 28 out. 2015).

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as Placas Tectônicas que atuaram nos fatos ocorridos são:
(A)  Placa de Nazca e Sul Americana.
(B)  Placa Sul Americana e Australiana.
(C)  Placa de Nazca e Africana.
(D)  Placa Africana e Caribenha.
(E)  Placa da Oceania e Caribenha.

10ª) (UEPG PR/2016) A Teoria da Tectônica de Placas procura explicar a for-mação de continentes, dos oceanos e de muitas formas do relevo continental e submarino. Sobre o assunto, as-sinale o que for incorreto.
(A)  Vulcanismo e terremotos podem ser consequências diretas da movimentação de placas tectônicas e ocorrem geralmente nas bordas das placas.
(B) 
A placa Sul-americana avança em direção à placa Africana e a tendência é de a América do Sul chocar-se com a África.
(C)  As mais elevadas cordilheiras existentes hoje no planeta se originaram em consequência do encontro de placas tectônicas e esse encontro ainda continua a afetá-las.
(D)  A cordilheira Meso-atlântica, no Atlântico Sul, é formada a partir do afastamento de duas placas, a Sul-americana e a Africana.
(E)  A cordilheira dos Andes teve a sua formação resultante do encontro de duas placas tectônicas, a de Nazca e a Sul-americana.

11ª) (UESC BA/2009) A Bahia possui uma geologia bastante diversificada. Em seu território, afloram rochas formadas ao longo de praticamente toda a escala de tempo geológico.
Sobre a geologia da Bahia, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. As rochas do complexo cristalino não são metamorfisadas e deformadas, e são predominantes no oeste da Bahia.
II. A área situada entre as cidades de Brumado e de Vitória da Conquista, na mesorregião Centro Sul-Baiano, possui rochas das mais antigas da América do Sul.
III. As rochas sedimentares, com arenitos, siltitos e argilitos, ocorrem na porção central do Estado, nos municípios que compõem a Chapada Diamantina e que foram formados pelos rios, ventos e até geleiras, que existiam na região.
IV. A Bahia é o estado brasileiro que possui as maiores reservas de minerais não metálicos, todavia em relação aos minerais metálicos, suas potencialidades são inexpressivas.


A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é
(A)  II e IV
(B)  III e IV
(C)  I e II
(D)  I e III
(E)  II e III

12ª) (Mackenzie SP/2018)

Texto I
“Processo decorrente de movimentos tectônicos horizontais na crosta terrestre que provocam a formação de montanhas por meio de dobramentos da crosta. ”

Texto II
Correspondem aos movimentos verticais da crosta terrestre, os quais produzem o soerguimento ou a subsidência de enormes áreas continentais ao longo do tempo. ”
(Fonte: Geografia – Livro 1 – 1ª série
– Sistema Mackenzie de Ensino – 2015)

Os textos I e II fazem referência aos dois tipos básicos de movimentos tectônicos.

Escolha, abaixo, a alternativa que apresente correta e respectivamente os conceitos descritos.
(A)  Orogênese – Epirogênese.
(B)  Epirogênese – Tectonismo.
(C)  Tectonismo – Subducção.
(D)  Subducção – Tectonismo.
(E)  Obducção – Subducção.

13ª) (FM Petrópolis RJ/2017)



A forma de relevo registrada na imagem apresenta como característica natural a
(A)  recorrência em clima temperado
(B)  estrutura geológica cristalina
(C)  prevalência em clima mediterrâneo
(D)  formação estrutural sedimentar
(E)  predominância na faixa litorânea

14ª) (Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2018)
Considere a imagem a seguir.



A forma de relevo registrada na imagem acima é denominada
(A)  cuesta
(B)  restinga
(C)  chapada
(D)  inselberg
(E)  falésia

15ª) (UniCESUMAR SP/2014) Leia:
 “Diferentemente das paisagens vegetais, que são elementos da natureza sobre os quais a ação antrópica se fez exercer de maneira visível (plantações, aterramento de pântanos e áreas alagadas etc.), os céus chuvosos, os tempos chuvosos guardaram provavelmente similitudes através dos tempos. Eles devem estar pouco alterados desde que os homens puderam contemplálos.”

Martine TABEAUD. Uma relação ambivalente com a natureza: o exemplo da chuva.  In: Tem a natureza um lugar ainda nos meios geográficos? Paris: Publications de la Sorbonne, 2005. p. 19, tradução nossa

A autora chama atenção sobre o impacto visual existente (ou não) nas paisagens e na percepção de certos processos naturais. Levando isso em conta, é correto afirmar que

(A)  as precipitações atmosféricas se manifestam visualmente de formas mais ou menos estáveis, a despeito das interferências humanas na atmosfera.
(B)  o presumido aquecimento global é desmentido quando se observa que as características visuais dos tempos chuvosos vêm se mantendo.
(C)  o fato de as precipitações atmosféricas manterem as mesmas formas ao longo do tempo, mostra que a poluição artificial não afeta esse sistema natural.
(D)  céus chuvosos são distintos visualmente daqueles dos últimos 100 anos, pois são novas as colorações devido aos resíduos industriais na atmosfera.
(E)  o fato de os fenômenos atmosféricos terem uma expressão visual mais ou menos estável se explica pelas poucas mudanças ao longo das eras geológicas.

                                  GABARITO

1
E
2
B
3
D
4
D
5
B
6
C
7
E
8
B
9
A
10
B
11
E
12
A
13
D
14
E
15
C



Nenhum comentário:

Postar um comentário