segunda-feira, 20 de março de 2023

QUESTÕES INÉDITAS SOBRE COMÉRCIO GLOBAL E PROTECIONISMO - ENEM E VESTIBULAR - SIMULADO

(FGG-2023) O comércio global tem se expandido paulatinamente em detrimento dos avanços nos meios de transporte e comunicação impulsionados pela evolução tecnológica e pela nova economia mundial. Tal evolução, possibilitou a integração econômica entre mercados, estreitando as relações comerciais entre vários países e fortalecendo a concorrência na corrida pela obtenção do lucro. Nesse sentido, alguns governos, a fim de proteger seu mercado interno, aplicam formas de protecionismo que medidas que favorecem as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Dentre as formas de protecionismo é correto inferir que:

a) a garantia de preço mínimo dos produtos nacionais tem como principal estratégia valorizar e estimular a concorrência de produtos importados.

b) as mercadorias vendidas com preços mais baixos que o de mercado ou que o custo de produção, com o objetivo de eliminar a concorrência, não desrespeitam em sua totalidade as regras da OMC.

c) os subsídios são concessão de dinheiro feita pelo governo a determinadas atividades (indústria, agricultura etc.) com a finalidade de manter acessíveis os preços de seus produtos ou gêneros para estimular as exportações do país.

d) quando o produto não apresenta tecnologia ou qualidade exigida pelo comprador, seu preço é reduzido e o mesmo não é impedido de entrar no país.

e) quando um determinado país impede a entrada de um produto alimentício que possa trazer danos à saúde da população, configura-se, somente, barreira ambiental e técnica.

 

(FGG-2023) Crescimento do comércio global deve desacelerar em 2023, diz OMC.

 

A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que o comércio global deverá crescer apenas 1% em 2023, o que representa uma desaceleração em comparação à previsão de 2022, de 3,5% (previsão que anteriormente estava em 3%). A OMC também previu que o PIB mundial a taxas de câmbio do mercado aumentará 2,8% em 2022 e 2,3% em 2023. Segundo documento publicado nesta quarta-feira, as crises da economia global são as responsáveis por essa desaceleração. Entre elas estão a guerra da Ucrânia, que vem resultando na alta dos preços da energia após sanções à Rússia, o aperto da política monetária para o controle da inflação por parte do Federal Reserve - o que deverá influenciar gastos como habitação, veículos e investimentos fixos - e os contínuos surtos de covid-19 na China. (...)

 

Disponível em:

https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2022/10/05/crescimento-do-comercio-global-deve-desacelerar-em-2023-diz-omc.htm?cmpid=copiaecola

 

Sobre as características do comércio global e brasileiro na atualidade é incoerente o que se afirma em:

a) Os principais parceiros comerciais do Brasil são China, Japão, Coreia do Sul, EUA e alguns países da UE.

b) Os 10 produtos mais exportados pelo Brasil em 2020 foram Soja (commodities), petróleo, Minério de ferro, Carne bovina e outras carnes, Celulose, Ração, Produtos para a Indústria da Transformação, Açúcares e melaços.

c) Os produtos mais importados do Brasil são industrializados, produtos agropecuários -  in natura, adubos e fertilizantes, gás natural e compostos químicos.

d) A vantagens das exportações são a valorização dos produtos locais no cenário global, o aumento das parcerias comerciais, o fortalecimento do capital das empresas nacionais, além da geração de emprego e renda, fatores que contribuem para o aumento do PIB.

e) As importações, quando maiores que as exportações, geram uma balança comercial favorável, não colocam em risco a indústria local e aumentam o preço de produção dos produtos industrializados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário