sexta-feira, 5 de abril de 2019

QUESTÕES DE VESTIBULAR E ENEM SOBRE CAPITALISMO INDUSTRIAL

1- Leia o texto e, a seguir, aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação:

“A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.”
(ASIMOV, I. Cronologia das Ciências e das Descobertas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993, p. 395).

a) O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.
b) Segundo o texto, a máquina a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção.
c) O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.
d) Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade.
e) O texto indica que a agricultura, durante 10.000 anos, impediu que a indústria se desenvolvesse.

2- O Capitalismo Industrial ficou conhecido pela implementação de máquinas-ferramentas ao trabalho humano. Dentre as opções abaixo assinale o que não caracteriza esse período.
A) Êxodo Rural que culminou nos inchaços urbanos.
B) Invenção da máquina a vapor e utilização do carvão mineral como fonte de energia.
C) Flexibilidade da disciplina fabril e valorização da mão-de-obra.
D) Péssimas condições de vida nos entornos das fábricas.
E) Maximização da poluição atmosférica associada ao uso de combustível 
fóssil.


3- Dentre as características que identificam o Capitalismo Industrial assinale a alternativa que não corresponde a esta fase:
A) Trabalho assalariado.
B) Valorização do Trabalho Artesanal.
C) Valorização do trabalho fabril.
D) Divisão do trabalho.
E) Valorização do liberalismo.


4- O fordismo foi o modelo econômico que revolucionou o sistema de produção fabril, e teve como características, exceto:

A) Diversificação da produção.
B) Padronização das mercadorias.
C) Utilização de esteiras.
D) Divisão de trabalho.
E) Produção em massa.  


5- O Capitalismo Industrial teve início com a Primeira Revolução Industrial, marcado pela inserção da máquina-ferramenta ao trabalho humano. Assinale a opção que indica o país que deu início a essa fase.

a) Alemanha
b) França
c) Reino Unido.
d) Bélgica.
e) Estados Unidos.


6- É característica do toyotismo:
(A) Produção em larga escala que gerou grande excedente no estoque das fábricas.
(B) Padronização da produção fazendo com que o consumidor não tenha escolha.
(C) Flexibilidade na produção, valorização da mão-de-obra multifuncional e controle de qualidade.
(D) Divisão do trabalho sem preocupar-se  com o controle de qualidade.
(E) Poucas escolhas de mercadorias.


7- A respeito do processo industrial no Brasil analise as proposições:
I-   Teve início no final do séc. XIX, entre os anos de 1808 e 1840, com as fábricas de sabão e velas de sebo, rapé (fumo), fiação, tecelagem, alimentos, derretimento de ferro, derretimento de metal, lã e seda, entre outros. Na época, esses estabelecimentos utilizavam tanto escravos quanto trabalhadores livres.
II- Entre 1930-1945 (governo de Getúlio Vargas) a indústria brasileira ganha força, no intuito de o país depender cada vez menos dos produtos importados, aproveitando a crise na Europa.
III-         No governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) houve mais investimentos no setor secundário, possibilitado pelo plano de metas e pela atração de empresas multinacionais: Ford, Volkswagen, GM, entre outras.
IV-         Atualmente as indústrias brasileiras apresentam características ainda com moldes das indústrias do início do século XX, sem a influência de empresas multinacionais.

Está correto o que se afirma em:
(A)  I e II, apenas.
(B)  II e III, apenas.
(C)  I, II e III.
(D)  I, II e IV.
(E)  I, II, III e IV.

8ª) (UFMS 2010 - Adaptada) A partir do estabelecimento da indústria como novo ramo de atividade econômica, níveis diferenciados de tecnologia foram empregados no processo fabril. De acordo com o nível tecnológico e a função que cada segmento fabril desempenha na economia das atuais sociedades capitalistas, a indústria pode assumir diferentes classificações. Em relação à classificação das indústrias, analise as proposições.

I- Indústrias de tecnologia de ponta são aquelas que produzem recursos tecnológicos altamente sofisticados, resultantes da aplicação imediata das descobertas científicas no processo de produção. São exemplos de indústrias de tecnologia de ponta: as de informática, de produtos eletrônicos, a aeroespacial e as de biotecnologia.

II- Indústrias de bens de produção são aquelas que produzem mercadorias para o consumo da população. Empregam muita mão-de-obra e pouca tecnologia e atuam em mercados altamente competitivos em nível regional. São exemplos de indústrias de bens de produção: indústrias alimentícias, indústrias moveleiras e indústrias farmacêuticas.

III- Indústrias de bens intermediários são aquelas que produzem mercadorias semiacabadas que serão utilizados em outros segmentos da indústria e em diversos setores da economia. São exemplos de indústrias de bens intermediários: indústria mecânica e indústria de autopeças.

IV-        Indústrias de bens de consumo são aquelas que fabricam bens que são consumidos pela população em geral. Estão divididas em bens de consumo duráveis e bens de consumo não duráveis. Entre as indústrias de bens de consumo duráveis, estão: as indústrias de produção de eletrodomésticos e a indústria automobilística. Entre as indústrias de bens de consumo não duráveis, estão: as tecelagens, as de confecções, as de produtos alimentares, as de perfumaria e medicamentos.

Estão corretas:
(A)  I, II e III.
(B)  I, III e IV.
(C)  II, III e IV.
(D)  I e II.
(E)  II e IV.

9ª) Leia.
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem

Com base nesse modelo de produção assinale a alternativa que não indica uma característica do Fordismo.
(A)  Produção em massa e geração de estoque.
(B)  Padronização da mercadoria e mão-de-obra alienada.
(C)  Divisão de trabalho e implementação das esteiras.
(D)  Produção em larga escala e baixos salários.
(E)  Mão-de-obra multifuncional, versatilidade na produção e pesquisas de mercado.

10ª) (FGG) Atualmente as indústrias se apresentam de forma versátil e, em parte, com a utilização de tecnologia de ponta como na imagem abaixo. 

A indústria mencionada na imagem é um exemplo de que tipo de indústria?
( A) Extrativa.
( B) Bens não-duráveis.
( C) Bens de produção.
( D) Trabalho intensivo.
( E) Capital intensivo.

11ª) Leia.
A Terceira Revolução Industrial corresponde ao período após Segunda Guerra Mundial em que o aprimoramento e os novos avanços no campo tecnológico passaram a abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo. Essa fase da Revolução Industrial é também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional.

Com base nessa Revolução analise as proposições:
I-    Grande importância dos sistemas de computadores, principalmente dos interligados através de redes como, por exemplo, a Internet.
II-   Valorização das empresas que produzem conhecimentos atrelados ao desenvolvimento tecnológico, Setor Quaternário (computadores, videogames, smartphones, notebooks, tablets, softwares, aplicativos, redes sociais, sistemas de buscas entre outros). 
III-  Uso de mão-de-obra especializada e qualificada. Valorização da mão-de-obra jovem com amplo conhecimento tecnológico e desenvolvimento criativo.
IV- Surgimento e desenvolvimento de pequenas empresas especializadas em desenvolvimento de softwares e aplicativos.

São características da 3ª Revolução Industrial:
( A) Somente I, II e III.
( B) Somente I, II e IV.
( C) Somente II, III e IV.
( D) Somente I, III e IV
( E) Todas as proposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário