quinta-feira, 15 de abril de 2021

SIMULADO DE REVISÃO SOBRE RELEVO, EROSÃO, PLACAS TECTÔNICAS, IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA, NOÇÕES ESPACIAIS E ESCALA CARTOGRÁFICA

 1ª) (FGG-CH.2021) “A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.”

Disponível em:  

https://grupopreve.com.br/noticias/importancia-da-geografia#:~:text=A%20Geografia%20tem%20como%20objetivo,manuten%C3%A7%C3%A3o%20da%20vida%20em%20sociedade. 

Nesse sentido, a geografia assume um papel importante na sociedade

A) tendo em vista, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive, porém, é incapaz de fazer projeções para o futuro.

B) pois o espaço geográfico é definido apenas pelos processos humanos e suas consequências sobre o meio, desconsiderando os aspectos naturais e suas implicações.

C) principalmente através da geografia humana que estuda a interação entre a sociedade e o espaço, envolvendo aspectos políticos, socioeconômicos e culturais, bem como suas implicações sobre o meio.

D) por meio da geografia humana que estuda a dinâmica da Terra e dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, dividindo-se em categorias que englobam clima, relevo, cartografia, hidrografia, meio ambiente, entre outros.

E) pois os aspectos naturais não influenciam no trabalho nem na produção antrópica e suas implicações são irrisórias na construção do espaço geográfico.


2ª) (FGG-CH.2021) Observe o esquema do movimento de translação da Terra e assinale a alternativa correta.


A)
O solstício é um acontecimento astronômico que significa o início do Verão ou do Inverno. É a época do ano em que o Sol incide com a mesma intensidade nos dois hemisférios, os dias e as noites têm a mesma duração. 

B) O equinócio significa o momento exato que marca o início da primavera ou do outono, em que o sol incide com maior intensidade em um dos dois hemisférios, ou seja, o dia é maior que noite e a noite é maior que o dia.

C) No equinócio de outono no hemisfério norte os dias e noites tem durações diferentes, enquanto no solstício de inverno o dia é maior que a noite nas regiões mais afastadas do Equador.  

D) Se o equinócio de primavera no hemisfério norte ocorre a partir de 21 de março, então o equinócio de outono no hemisfério sul ocorrerá em 23 de setembro.

E) No equinócio de primavera no hemisfério sul os dias e as noites têm a mesma duração, enquanto no solstício de verão o dia é maior que a noite nas regiões mais afastadas do Equador. 


3ª) (FGG-CH.2021) Analise a imagem abaixo quanto as coordenadas geográficas e assinale a alternativa que corresponde corretamente a latitude e longitude do BARCO A.



A) Lat. 0° / Long. 140° O

B) Lat. 40° S / Long. 0° 

C) Lat. 0° / Long. 40°

D) Lat. 40° / Long. 0° S

E) Lat. 40° N / Long. O° 


4ª) (FGG-CH.2021) Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.


A) Nos fusos horários cada fuso corresponde a 15° que é igual a 1 hora.

B) Se em Brasília for 20:00 da terça-feira, em Tóquio será 8:00 da quarta-feira.

C) Se em Nairóbi o relógio marcar 12:00, em Cidade do México será 3:00 horas do mesmo dia.   

D) Os fusos horários equivalem a cada uma das 24 horas do globo conforme o movimento de rotação.

E) Para a direita as horas diminuem, para a esquerda as horas aumentam.


5ª) (FGG-CH.2021) Paulo Freire mora em Brasília (45°O) e pretende viajar para Manaus (60°O). Se Paulo Freire sair de Brasília às 19:00 horas do domingo, que horas ele chegará em Manaus?

Obs: O tempo de viagem foi de 7 horas.

A)      1:00 hora da segunda-feira.

B)      25:00 horas da segunda-feira.

C)      18:00 horas do domingo.

D)      1:00 hora do domingo.

E)      2:00 horas da segunda-feira.

6ª) (FGG-CH.2021) Considerando que a distância real entre Paracuru e Paraipaba, duas cidades que pertencem a região metropolitana de Fortaleza, é de 15 Km. Para que a distância no mapa seja de 5 cm, em que escala deverá ser construído o mapa?

 

A)      1:3

B)      1:3.000

C)      1:30.000

D)      1:300.000

E)      1:3.000.000

 

7ª) (FGG-CH.2021) Se um mapa projetado em uma escala 1:2.500.000, a distância gráfica entre dois pontos (A e B) forem de 15 cm, a distância real será de

 

A)      375 km.

B)      166 km.

C)      16,6 km

D)      3.750 km

E)      37,5 km

8ª) (FGG-CH.2021) Observe o mapa e assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de mapa representado.



A) Demográfico: Apresenta informações sobre população, tais como: expectativa de vida, taxa de mortalidade, natalidade, distribuição populacional, entre outros.

B) Político: Tem como principal objetivo apresentar os limites físicos políticos, administrativos e territoriais de cidades, estados e países.

C) Topográfico: Revela as variações de relevo quanto ao nível ou altimetria.

D) Anamorfose: é uma deformação de um espaço real em busca de apresentar um determinado assunto específico.

E) Econômico: Apresenta dados econômicos sobre renda per capita, distribuição de renda, PIB, indústria, etc.


9ª) (FGG-CH.2021) A imagem é a retratação da paisagem litorânea da praia de Canoa Quebrada em Aracati no Ceará. De forma geomorfológica, o relevo sofreu diversas influências ao longo do tempo e, até hoje, sofre com processos erosivos que esculpem a paisagem incessantemente.  Dentre os agentes erosivos mais influentes e presentes responsáveis pela formação desse relevo está

 


A)      A ação do movimento de massas que, devido a fortes chuvas, deslizam para áreas costeiras onde o processo de deposição é maios que o de desgaste.

B)      A força da erosão marítima, agente exógeno provocado pelo movimento das ondas e marés, esculpindo o relevo.

C)      Ao movimento de placas tectônicas, agentes endógenos que provocam grandes falhas geológicas e desregulam os níveis de relevo.

D)      A presença de processos vulcânicos que jogam milhões de toneladas de fluxos piroclásticos na superfície varrendo qualquer forma de vida.

E)      Ao intemperismo físico e biológico, agentes endógenos, ou seja, que ocorrem no interior da crosta terrestre.

 10ª) (FGG-CH.2021) Observe a imagem do movimento de placas e, em seguida, assinale a alternativa correta.



(A) A placa Sul-americana movimenta-se em direção a placa Africana formando cadeias de montanhas.

(B) A placa Africana exerce um movimento de colisão com a placa Indo-australiana, mas não ocorre risco de tsunamis.

(C) A placa Norte-americana se afasta da placa Euroasiática, dando origem ao movimento convergente.

(D) A placa Sul-americana colide com a placa de Nazca, ocasionando o movimento convergente e, consequentemente, a formação de cadeias de montanhas.

(E) O movimento entre as placas do Pacífico e a de Nazca é o transcorrente (conservativo).

 

11ª) (FGG-CH.2021) Sobre as formações de relevo assinale a alternativa INCORRETA.

 

A)      Falésia, arriba ou costa alta é um acidente geográfico constituído por uma encosta íngreme ou vertical. Geralmente estes termos referem-se a formações litorâneas, mas também podem ser consideradas aquelas encontradas em montanhas, falhas e margens de rios. Falésias são escarpas que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. As ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa

B)      Serra é o conjunto de montanhas e terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos, que se assemelha, portanto, a uma serra (ferramenta). O termo é, frequentemente, aplicado a escarpas assimétricas que possuem uma vertente mais inclinada e outra menos inclinada. Uma serra distingue-se de um maciço por possuir montanhas singulares em vez de agrupadas.

C)      Chapada é uma forma de relevo montanhoso em que ocorrem extensões de solo elevadas e planas, vales profundos, cachoeiras e rios caudalosos. Esse tipo de relevo se formou em várias partes do Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.

D)      Planície é uma unidade de relevo caracterizada por possuir paisagens geralmente planaspouco acidentadas e localizadas em regiões com baixas altitudes, estando geralmente próximas ao nível do mar.

E)      Depressões relativas são consideradas relativas as áreas de depressão que possuem nível altimétrico abaixo do nível do mar e com altitudes inferiores às das áreas que as circundam.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário