quinta-feira, 19 de março de 2020

QUESTÕES DE VESTIBULAR E ENEM SOBRE CARTOGRAFIA E ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO

1-  (Unicamp-SP–2018) A figura a seguir exibe uma representação estilizada do mapa do estado de São Paulo. As linhas pontilhadas horizontais e verticais indicam intervalos iguais de longitude e latitude, e o ponto preto representa a cidade de Campinas.


Considere que o Estado de São Paulo está, aproximadamente, entre as latitudes 20° e 25°Sul e entre as longitudes 44° e 54°Oeste. A partir da representação acima, conclui-se que Campinas se localiza entre 

A) as latitudes 24° e 25° Sul.
B) as latitudes 21° e 22° Sul.
C) as longitudes 46° e 48° Oeste.
D) as longitudes 50° e 52° Oeste.

2- (UFRGS-RS–2018) Observe o quadro a seguir.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado a seguir.

Examinando os horários de nascer e pôr do Sol em Porto Alegre, constata-se que o dia aumenta em número de minutos. Isso acontecerá até o dia ........ , quando então começará a decrescer.

A) 10 de fevereiro
B) 21 de março
C) 21 de junho
D) 23 de setembro
E) 21 de dezembro

3- (UFRGS-RS)


Restos de um navio foram localizados nas seguintes coordenadas geográficas: 20° de latitude sul e 10° de longitude leste. Leia os itens a seguir, que contêm possíveis indicações do local do naufrágio do navio.

I. Proximidades da costa oriental da África
II. Setor ocidental do Oceano Índico
III. Proximidades da costa ocidental da África
IV. Setor oriental do Oceano Atlântico

Quais estão corretos?

A) Apenas I e II.
B) Apenas I e IV.
C) Apenas II e III.
D) Apenas II e IV.
E) Apenas III e IV.

4- (UESPI) A Cartografia trata da confecção, produção e disseminação dos mapas e tem uma importância para a Geografia ao auxiliar no estudo do espaço geográfico tanto na localização como orientação. Sobre localização e orientação é correto afirmar que 

A) os povos antigos utilizavam-se dos astros para localização e orientação. 
B) a bússola foi a maior invenção para facilitar a localização e até hoje é o instrumento de orientação mais utilizado. 
C) os rádios, radares e satélites utilizam-se da mesma tecnologia de orientação da bússola.
D) a partir do conhecimento do norte que a bússola proporcionou surgiram os rumos-leste, oeste e sul. 
E) a localização e a orientação na superfície terrestre só foram possíveis a partir do sistema global de posicionamento GPS.

5- (UFMG) Analise este bloco-diagrama, em que estão representados o relevo de uma região, que se caracteriza pela presença de um vale estreito e profundo, e o movimento aparente do Sol, ao longo do dia:



A partir da análise e da interpretação desse bloco- -diagrama, é incorreto afirmar que 

A) o grande vale central, que se estende no sentido dos meridianos, recebe o menor número de horas de insolação da região. 
B) as diferenças de intensidade da insolação, nas várias partes da região representada, se acentuam ao meio- -dia local, quando o Sol está na altura máxima. 
C) as formas e a orientação do relevo, mais do que a latitude, criam importantes variações de insolação na região. 
D) as vertentes orientais recebem os raios solares mais diretamente durante a manhã, enquanto, nas ocidentais, essa incidência ocorre durante a tarde.

6- (UFMG) Observe o mapa.


Suponha a realização de uma viagem de automóvel de Belo Horizonte a Luz, com a partida marcada para as 15h de um dia ensolarado, na véspera do Natal. Nessa viagem, com duração aproximada de duas horas e trinta minutos, o motorista irá receber mais intensamente os raios solares 

A) de frente e à sua esquerda. 
B) de frente e à sua direita. 
C) pelas costas e à sua esquerda. 
D) pelas costas e à sua direita.

7- (FUVEST-SP–2015) Diz-se que dois pontos da superfície terrestre são antípodas quando o segmento de reta que os une passa pelo centro da Terra. Podem ser encontradas, em sites da Internet, repre- sentações, como a reproduzida a seguir, em que as áreas escuras identificam os pontos da superfície terrestre que ficam, assim como os seus antípodas, sobre terra firme. Por exemplo, os pontos antípodas de parte do sul da América do Sul estão no leste da Ásia.


Se um ponto tem latitude x graus norte e longitude y graus leste, então seu antípoda tem latitude e longitude, respectivamente, 

A) x graus sul e y graus oeste. 
B) x graus sul e (180 – y) graus oeste. 
C) (90 – x) graus sul e y graus oeste. 
D) (90 – x) graus sul e (180 – y) graus oeste. 
E) (90 – x) graus sul e (90 – y) graus oeste.

8- (UFG-GO) Observe as figuras a seguir:


Os ângulos de incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, demonstrados nas figuras, apresentam duas situações distintas, que caracterizam os solstícios e os equinócios. Em ambas as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a Linha do Equador, ao meio-dia. A figura 2 mostra a incidência do Sol três meses após a situação ilustrada na figura 1. A figura 1 representa o 

A) equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A. 
B) equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A. 
C) equinócio de outono no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A. 
D) solstício de verão no Hemisfério Norte, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A. 
E) solstício de inverno no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.

9- (UERJ) Parece improvável, mas é verdade: o Polo norte magnético está se movendo mais depressa do que em qualquer outra época da história da humanidade, ameaçando mudar de meios de transporte a rotas tradicionais de migração de animais. O ritmo atual de distanciamento do norte magnético da Ilha de Ellesmere, no Canadá, em direção à Rússia, está fazendo as bússolas errarem em cerca de um grau a cada cinco anos. O GLOBO. 08 mar. 2011 (Adaptação). O fenômeno natural descrito anteriormente não afeta os aparelhos de GPS – em português, Sistema de Posicionamento Global. Isso se explica pelo fato de esses aparelhos funcionarem tecnicamente com base na 

A) recepção dos sinais de rádio emitidos por satélites. 
B) gravação prévia de mapas topográfi cos na memória digital. 
C) programação do sistema com as tabelas da variação do polo norte. 
D) emissão de ondas captadas pela rede analógica de telefonia celular.

10- (FMABC-SP–2015) Leia: “A bússola magnética, com as novas cartas [marítimas] e portulanos, abriu o caminho também para a exploração dos oceanos, além do mundo mediterrâneo. Durante a Era das Grandes Navegações, navegadores equipados com boas bússolas ocasionaram uma verdadeira revolução no comércio mundial. Essa revolução mudou o mundo.” ACZEL, A. D. Bússola: a invenção que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. p. 103.


Considerando a forma de funcionamento da bússola e o papel que esse instrumento exerceu na história do mundo é correto afirmar que 

A) mais que mudar o mundo, pode ser dito que a bússola contribuiu para construir um novo mundo, com relações entre áreas continentais antes isoladas umas das outras. 
B) a bússola teve um papel histórico relevante na Era das Grandes Navegações, mas logo a seguir seu papel diminuiu com a chegada de novas tecnologias mais precisas. 
C) antes da bússola, a navegação só era possível no oceano aberto, já que, sem orientação, a navegação em mares estreitos apresentava grandes riscos de acidentes. 
D) a bússola funciona porque o planeta é um magneto gigante que orienta sua agulha, mas foi preciso chegar à era moderna para que o aparelho adquirisse de fato precisão. 
E) na Era das Grandes Navegações, tão importante quanto a bússola foram os portulanos, cartas náuticas desenvolvidas para a navegação atlântica.

GABARITO:
1- C
2- E
3- E
4- A
5- B
6- A
7- B
8- C
9- A
10- A


SIMULADO 2

1ª) (Enem – 2000) A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta. 

 As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos:
(A)  I, II e V.
(B)  I, II e III.
(C)  II, IV e III.
(D)  II, III e V.
(E)  III, V e II.

2ª) (UFAM) Leia.
A novela da Rede Globo “Caminho das Índias”, mostrou na cena do dia 23 de maio, a seguinte situação: “Após ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude ‘bondosa’ e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi – assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prédio de Gaby tarde da noite”.
http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html – Acesso em: 1 set. 2009

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:
I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.
II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.
III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.
IV.O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.
V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

(A)  Apenas I e III são corretas.
(B)  Apenas I e IV são corretas.
(C)  Apenas II e III são corretas.
(D)  Apenas IV e V são corretas.
(E)  Apenas II e V são corretas

3ª) Analisando a figura.


Considere as afirmativas:
I. Os pontos A e B localizam-se no hemisfério ocidental.
II. Os pontos B e C localizam-se no hemisfério boreal.
III. Os pontos A e D localizam-se no hemisfério austral.
IV. Os pontos C e D localizam-se no hemisfério oriental.

Está(ão) correta(s):
(A)  apenas I e III
(B)  apenas II e IV
(C)  apenas II e III
(D)  apenas I e IV
(E)  todas

4ª) (UFPE – 2002) 
“O tratamento dos aspectos físicos do planeta ou, como querem alguns, do quadro natural, não faz da geografia e nem da geografia física uma ciência natural, biológica ou da terra; ela é, acima de tudo, uma ciência do espaço e é aí que encontramos sua característica fundamental. Enquanto divisão geral das ciências, ela se encontra indubitavelmente entre as ciências humanas e é ali o seu lugar correto, haja vista possuir como objetivo primeiro o estudo do jogo de influências entre sociedade e natureza na organização do espaço.”  
(MENDONÇA, Francisco. Geografia Física: Ciência Humana? Ed. Contexto, 1989)

Após a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor:
(A)  só considera como análise geográfica a interpretação das interferências do quadro natural sobre a produção do espaço geográfico.
(B)  defende que a Geografia é uma ciência humana, mas, mesmo assim, não pode ser considerada uma ciência social porque também estuda a estruturação do quadro natural.
(C)  considera que a Geografia, por ser uma ciência do espaço, não mantém relações com as ciências naturais, que se dedicam ao estudo da estruturação natural das paisagens.
(D)  defende que o objetivo central da ciência geográfica é a análise da produção do espaço a partir das relações entre a sociedade e o meio natural.
(E)  concorda com o fato de que a Geografia é apenas uma disciplina e não uma ciência natural, biológica ou da Terra.

5ª) (UEPB) Leia o fragmento.
A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”.
(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84).

A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:
(A)  A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.
(B)  Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.
(C)  Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.
(D)  A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.
(E)  A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.

6ª) (UERJ) Leia.

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (…) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas.

MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: http://www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.


Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.

Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:
(A)  Oeste – Noroeste – Oeste
(B)  Leste – Noroeste – Leste
(C)  Leste – Norte – Oeste
(D)  Oeste – Norte – Leste
(E)  Oeste - Norte – Noroeste



                                 GABARITO

1
E
2
B
3
D
4
D
5
B
6
C



SIMULADO 3

01.   A linha imaginária considerada o marco 0° dos fusos horários é:

a)  Linha do Equador
b)  Trópico de Capricórnio
c)  Círculo Polar Ártico
d)  Trópico de Câncer
e)  Meridiano de Greenwich

02.    Observe o mapa a seguir e responda à questão adiante.


      Desconsiderando horários de verão locais, as coordenadas geográficas do mapa permitem, também, deduzir que uma competição esportiva que ocorra em Sydney, às 16 horas, seja assistida pela TV, ao vivo, em Nova York à(s):

a)  7 horas.
b)  8 horas.
c)  2 horas.
d)  1 hora.
e)  meia-noite.

03.           As coordenadas geográficas são extremamente importantes no sentido de apontar a localização precisa de qualquer ponto existente sobre a superfície terrestre. Elas constituem-se a partir da combinação de uma série de elementos que envolvem linhas imaginárias e sistemas de medidas. Assinale, a seguir, a alternativa que NÃO apresenta um desses elementos.

a)  Amplitudes
b)  Meridianos
c)   Latitude
d)  Paralelos
e)  Longitudes

04.   Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas dos pontos X e Z.



Alguns pontos de coordenadas representados

a)   X: 15º de Latitude Norte / 60º de Longitude Leste
Z: 90º de Latitude Norte / 30º de Longitude Oeste

b)  X: 60º de Latitude Sul /15º de Longitude Oeste
Z: 30º de Latitude Sul / 90º de Longitude Leste

c)   X: 60º de Latitude Norte / 15º de Longitude Leste
Z: 30º de Latitude Norte / 90º de Longitude Oeste

d)  X: 15º de Latitude Sul / 60º de Longitude Oeste
Z: 90º de Latitude Sul / 30º de Longitude Leste

05. Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente:

 a)    a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas
 b)     a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites
 c)        a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas frios e quentes.
 d)   a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias.
 e)   a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano

06.   As estações do ano ocorrem por meio de um movimento realizado pela Terra que faz com que a incidência de raios solares seja diferente nos Hemisférios Norte e Sul. Assinale a alternativa que representa esse movimento:

a)  Movimento de rotação
b)  Eclíptica
c)  Movimento de translação
d)  Movimento de revolução
e)  Movimento retroativo

 07.    Na divisão do planeta em diversos fusos horários, acrescenta-se 1 hora a leste do Meridiano de Greenwich e retira-se 1 hora a oeste desse mesmo meridiano a cada:
a) 25º
b) 05°
c) 10°
d) 15º
e) 20º

08.      Atualmente, quantos fusos horários o Brasil possui?
a)  1
b)  2
c)  3
d)  4
e)  5

09.     As linhas imaginárias utilizadas para se encontrar a localização exata de qualquer ponto na terra, são chamadas de:

a)  coordenadas geográficas
b)  linhas imaginárias
c)  fusos horários
d)  gps
e)   zonas térmicas

10. Quanto tempo aproximadamente é necessário para a terra realizar o movimento de rotação, ou seja, um giro em torno do seu próprio eixo?

a)  12 horas, 15 minutos e 10 segundos
b)  20 horas, 20 minutos e 20 segundos
c)  23 horas, 56 minutos e 4 segundos
d)  17 horas, 50 minutos e 11 segundos
e)   13 horas, 13 minutos e 09 minutos


GABARITO
1. E
2. D   
3. A   
4. B  
5. E    
6. C
7. D 
8. D 
9. A
10. C




Nenhum comentário:

Postar um comentário