segunda-feira, 21 de julho de 2025

Atividade 25 de Geografia - Ensino Médio - As Potências Econômicas


ENSINO MÉDIO

ATIVIDADE 25

Objeto de Aprendizagem: As Potências Econômicas

 

Objetivos:

Compreender a formação territorial dos Esta dos Unidos. 

Identificar as diferenças entre colônias de exploração e colônias de povoamento. 

Analisar os fatores de industrialização dos Estados Unidos, assim como sua ascensão econômica. 

Conhecer as características do espaço agrário dos Estados Unidos. 

Analisar a organização do espaço econômico dos Estados Unidos. 

Compreender os fatores de destruição da Alemanha durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais e sua posterior reconstrução. 

Analisar a organização do espaço económico da Alemanha. 

Analisar a organização do espaço econômico da França. 

Reconhecer e analisar a dependência energética da França em relação à energia nuclear. 

Analisar os fatores de enfraquecimento do poder do Reino Unido. 

Analisar a organização do espaço econômico do Reino Unido. 

Compreender a interferência do imperialismo é do isolamento do Japão no seu processo de industrialização e de posicionamento como grande potência mundial. 

Identificar os fatores relacionados à crise econômica pela qual o Japão vem passando nos últimos anos. 

Analisar a organização do espaço econômico do Japão.


Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

 

1. Diferencie os tipos de colonização estabelecidas no Norte e no Sul dos Estados Unidos.

 

2. O que foi a Guerra da Secessão nos Estados Unidos? Em que ela resultou?

 

3. Qual foi a importância da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais para a economia dos Estados Unidos?

 

4. O que são as maquilladoras?

 


5. Cite três palavras ou expressões-chave para cada um dos belts do território estadunidense:

a) whealt belt;

b) com belt;

c) dairy belt;

d) ranching belt;

e) cinturão das culturas tropicais.

 

6. Como a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais comprometeram o desenvolvimento industrial da Alemanha?

 

7. Caracterize as disparidades econômicas entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, após 40 anos de Guerra Fria.

 

8. A reunificação política e territorial da Alemanha, em 1990, apresentou pontos positivos e negativos. Cite alguns deles.

 

9. Além dos financiamentos via Plano Marshall, que outro fator promoveu a recuperação econômica da França após a Segunda Guerra Mundial?

  

10. Embora a economia do Reino Unido tenha enfraquecido nos últimos anos, o país ainda se destaca como uma potência mundial no cenário geopolítico. Explique por que isso ocorre.

 

11. Por que é possível dizer que a economia da França depende fortemente da União Europeia?

 

12. Quais mudanças ocorreram no Japão após o término do xogunato Tokugawa?

 

13. Analise o texto e responda às questões a seguir.

 

As rápidas mudanças no cenário econômico mundial têm amplas e inevitáveis repercussões geopolíticas.

 

Dada a multiplicidade e a amplitude dos desafios mundiais, tais mutações exigem que se repense a questão da cooperação internacional. Nem tudo muda da mesma forma e no mesmo ritmo. A paisagem militar é a de uma ordem unipolar, que se estabeleceu desde a desintegração da União Soviética, em 1991, quando os Estados Unidos se cristalizaram como hiperpotência global. Nenhum país do mundo tem nada semelhante à capacidade americana de projetar poder militar, operando em qualquer ponto do planeta onde seus interesses estratégicos ou econômicos estiverem sob ameaça. E isso, aparentemente, não deve mudar nas próximas décadas. A paisagem econômica, contudo, está crescentemente desconectada da paisagem militar. Neste plano, os Estados Unidos não conseguem alcançar seus objetivos sem barganhar com outros importantes protagonistas como a União Europeia e a China, principalmente. No plano mais geral das relações internacionais, a liderança americana torna-se mais tênue e matizada. Washington já não pode liderar sem uma teia de acordos ou o recurso mediação das instituições internacionais. Hoje, a única forma de lidar com problemas como o terrorismo, tráfico de drogas, pandemias, proliferação nuclear ou mudanças climáticas é por meio da cooperação entre governos.

 

a) Liste algumas palavras-chave que sintetizem o principal assunto tratado nesse texto.

b) O texto aborda a mudança da hegemonia econômica de um país para uma composição das relações internacionais mais cooperativas. Extraia do texto o trecho que indica essa ideia.

 

14. Observe as imagens abaixo de parte da cidade de Kamaishi no Japão.

 


 

a) Essa sequência de imagens registra a organização do Japão na recuperação das perdas diante do desastre natural de 2011, com a ocorrência de um maremoto seguido de tsunami. Observe, nas imagens, como parte da cidade de Komaishi foi recuperada em um curto período de tempo.

 

b) Outro exemplo de recuperação do Japão foi o ocorrido após a Segunda Guerra Mundial. Descreva, no caderno, quais foram os principais fatores que contribuíram para a rápida recuperação econômica desse país.

  

GABARITO

 

1. No Norte, os ingleses estabeleceram as colônias de povoamento, uma vez que o clima temperado não era favorável ao cultivo de gêneros agrícolas para a exportação e ainda não haviam sido descobertas jazidas de metais preciosos nessa porção do território. Assim, os colonos iniciaram a policultura pautada no trabalho familiar com o objetivo de manter e desenvolver a colônia. No Sul, foram estabelecidas as colônias de exploração, já que o clima tropical favoreceu o cultivo de gêneros para a exportação nas grandes propriedades monocultoras, que se utilizavam do trabalho escravo.

 

2. Essa guerra ocorreu quando os estados do Sul, dominados pela aristocracia agrária escravagista, tentaram se separar do restante do país após o presidente Abraham Lincoln adotar políticas antiescravagistas. Essa atitude levou os estados do Norte a reagirem, provocando a eclosão de uma guerra civil que terminou em 1865 com a vitória do Norte e resultou na abolição da escravidão em todo o território estadunidense.

 

3- A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais arrasaram as nações europeias mais ricas e industrializadas da época, como Inglaterra, França, Alemanha e Itália, que recorreram aos Estados Unidos. Assim, além de ampliarem as exportações de mercadorias, os Estados Unidos financiaram a reconstrução de muitos países do continente europeu, consolidando-se como potência econômica.

 

4. As maquilladoras são indústrias de capital estadunidense que se instalaram em território mexicano a partir da década de 1960, atraídas pelos incentivos fiscais e pelo baixo custo da mão de obra, fatores que levaram à diminuição dos custos e ao aumento dos lucros e da competitividade. Essas empresas são responsáveis pelo Processo de finalização da montagem das Mercadorias, que envolvem eletroeletrônicos, brinquedos, roupas e automóveis.

 

5. a) Wheat bealt: cinturão do trigo, cultivo em extensas planícies altamente mecanizadas, criação de aves e bovinos.

b) Corn Bealt: cinturão de milho cultivado em pequenas e médias propriedades no meio-leste, criação de bovinos e suínos.

c) Dairy belt: pecuária leiteira, policultura intensiva, madeira, fruticultura.

d) Ranching belt: pecuária extensiva, madeira, frutas cítricas, em áreas de clima semiárido.

e) Cinturão das culturas tropicais: cultivo de arroz, cana-de-açúcar e beterraba, praticada na zona costeira do Golfo do México.

 

6. A participação da Alemanha em ambos os conflitos interrompeu o crescimento da atividade industrial, o que resultou em graves consequências de ordem política, econômica e social para o país, uma vez que foi derrotado nos conflitos. Além de empobrecida e fisicamente destruída, sofreu severas punições e restrições militares, que comprometeram os investimentos no desenvolvimento industrial do país.

 

7. Na Alemanha Oriental, sob a influência da extinta União Soviética, a economia planificada e controlada pelo Estado crescia lentamente em razão da defasagem tecnológica, o que resultava em baixa produtividade. A Alemanha Ocidental, sob a influência dos Estados Unidos e organizada pelo modo de produção capitalista, tornou-se mais dinâmica e competitiva. Também conseguiu se reconstruir com rapidez por meio do auxílio financeiro concedido pelo Plano Marshal.

 

8. Pontos negativos: diferenças socioeconômicas entre o leste e o oeste, como a elevada taxa de desemprego no leste e a maior renda per capita no oeste. Pontos positivos: crescimento econômico em áreas até então estagnadas, maior disponibilidade de recursos minerais e energéticos para exploração, garantindo o abastecimento do parque industrial.

 

9. A entrada do país na Comunidade Econômica Europeia (CEE), embrião da atual União Europeia, com a adoção de impostos alfandegários externos comuns.

 

10. O Reino Unido ainda mantém o status de potência mundial em razão de sua importância no cenário geopolítico internacional, constituindo-se num aliado incondicional dos Estados Unidos, apoiando as intervenções militares, segundo os interesses de Washington. Também exerce forte influência nas questões internacionais por ser um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, além de integrar a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o G8 e de ocupar posição de liderança no bloco da União Europeia.

 

11. Porque o crescimento da economia francesa, ao longo das últimas décadas, esteve fortemente apoiado no aprofundamento de suas relações econômicas e comerciais com o mercado europeu. Atualmente, aproximadamente 61% de suas exportações estão voltadas para os países da União Europeia.

 

12. No reinado da chamada Era Meiji, o Japão se abriu ao comércio exterior, iniciando de maneira efetiva seu processo de industrialização e modernização. Ocorreram grandes transformações estruturais no país, como a extinção dos domínios feudais, reformas no sistema educacional para a qualificação da mão de obra, investimentos na ampliação da infraestrutura (portos, ferrovias, minas) que resultaram no desenvolvimento do setor industrial.

 

13. a) Cenário econômico mundial, maiores economias do mundo, decisões da economia global, instituições internacionais, relações internacionais.

b) “No plano mais geral das relações internacionais, a liderança americana torna-se mais tênue e matizada. Washington já não pode liderar sem uma teia de acordos ou o recurso de mediação das instituições internacionais. Hoje, a única forma de lidar com problemas como o terrorismo, tráfico de drogas, pandemias, proliferação nuclear ou mudanças climáticas é por meio da cooperação entre governos".

c) Resposta pessoal.

 

14. a) Procedimento de observação e análise da imagem.

b) Além da ajuda financeira dos Estados Unidos, outros fatores também contribuíram para a rápida recuperação da economia japonesa, como a aplicação maciça de verbas públicas em todos os setores da educação; a canalização dos investimentos para o setor produtivo na expansão de sua infraestrutura - energia, transportes, comunicações - e de seu par- que industrial; grande disponibilidade de mão de obra relativamente barata e qualificada para o trabalho; a obediência, a disciplina e a dedicação dos trabalhadores japoneses às empresas, aliado à longas jornadas de trabalho, são fatores que serviram muito bem aos interesses da classe empresarial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário