segunda-feira, 21 de julho de 2025

Atividade 26 de Geografia - Ensino Médio - Economias Emergentes

 

ENSINO MÉDIO

ATIVIDADE 26

Objeto de Aprendizagem: Economias Emergentes

 

Objetivos:

Analisar os aspectos físicos da China

Compreender as transformações econômicas ocorridas é as desigualdades regionais na China.

Analisar a organização do espaço econômico da China. 

Compreender o modelo de desenvolvimento.

Identificar os desafios da Índia. 

Analisar a organização do espaço econômico da Índia. 

Compreender as transformações e analisar o potencial industrial e energético da Rússia 

Analisar a organização do espaço econômico da Rússia. 

Compreender as transformações econômicas é identificar os fatores que ocasionaram essas transformações nos países que compõem os Tigres Asiáticos. 

Analisar o papel dos BRICS no panorama econômico mundial, assim como a atuação diferenciada de cada um de seus componentes.


 

Faça o download dessa atividade no final, inteiramente GRÁTIS!

 

1. Quais são os países emergentes? Por que são chamados dessa forma?

 

2. Em que consistiu a chamada reforma das “quatro modernizações" na China? Quais foram as repercussões dessas medidas na economia chinesa?

 

3. Explique o que são Zonas Econômicas Exclusivas (ZEE's).

 

4. Cite os fatores que contribuíram para o investimento estrangeiro no território chinês.

 

5. Quais as implicações iniciais dos investi- mentos em industrialização para a economia indiana?

 

6. A Índia abriga importantes polos tecnológicos. Descreva os fatores que contribuíram com esse panorama.

 

7. O que contribuiu para reverter o quadro de profunda depressão na economia da Rússia, a partir da década de 1990?

 

8. Descreva a importância dos recursos minerais para o desenvolvimento industrial da Rússia.

 

9. Quais motivos impulsionaram os Estados Unidos a fazer vultosos investimentos nos países dos Tigres Asiáticos?

  

10. Os gráficos a seguir apresentam a demanda de energia total do mundo em diferentes momentos históricos, assim como a quantidade referente a alguns dos maiores países consumidores. Analise os gráficos com base nas questões apresentadas na página seguinte.

 

a) Analise os três momentos históricos representados e verifique: * quais são os países que apresentam maior demanda de energia em 1965; * quais são os países que mantêm sua demanda praticamente estável a partir de 1990; + quais são os países que apresentam intenso aumento no consumo de energia entre cada período representado.

 

b) Quais países emergentes estão presentes nessas representações?

 

c) Quais países representados nos gráficos não fazem parte do grupo de países desenvolvidos nem dos países emergentes?

  

GABARITO

 

1. São a China, a Índia, a Rússia, o Brasil, os Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Taiwan, Singapura e Hong Kong) e os Novos Tigres Asiáticos (Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas e Vietnã). Em sua maioria, são países subdesenvolvidos, mas que nas últimas décadas se destacaram na economia global, apresentando elevado crescimento anual do PIB, da industrialização e da participação no comércio mundial.

 

2. As reformas se estenderam a quatro áreas prioritárias: agricultura, indústria, defesa, ciência e tecnologia. Essas medidas estimularam o mercado por meio do consumo interno, elevaram a competitividade e o rendimento do setor produtivo, resultando na redução de preços e também na melhoria da qualidade dos produtos.

 

3. Resultado da adoção de medidas para a liberalização da economia, as Zonas Econômicas Exclusivas são áreas localizadas próximo aos portos marítimos e preparadas para receber investimentos de empresas e indústrias estrangeiras, como do Japão e dos Estados Unidos.

 

4. Entre os principais fatores para os investimentos estrangeiros na China estão: a disponibilidade de mão de obra qualificada de baixo custo, a existência de um gigantesco mercado consumidor, a abundância de recursos minerais (matérias-primas e energia), a infraestrutura moderna, a redução ou isenção de impostos, os incentivos à exportação e a legislação ambiental pouco rígida.

 

5. Na Índia, inicialmente, os investimentos estatais foram direcionados para setores estratégicos da indústria, como as mineradoras, siderúrgicas, metalúrgicas, químicas e de armamentos, que promoveram o acelerado crescimento econômico. Contudo, esse modelo de desenvolvimento, estatal e centralizado, se mostrou ineficaz e a indústria nacional não se mostrou produtiva o suficiente para competir no mercado externo. Com o aumento das importações houve o desequilíbrio da balança comercial, com a acumulação de déficits e da dívida externa do país.

 

6. A existência de profissionais altamente qualifica- dos e, de acordo com o padrão internacional, mal remunerados, os elevados investimentos em instituições de pesquisa, como o Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), fizeram da Índia um grande exportador mundial de softwares e de outros produtos, como eletrônicos, químico-farmacêuticos etc. Destaca-se a cidade de Bangalore (centro-sul do país), conhecida como o Vale do Silício Indiano, que concentra grande parte das empresas de alta tecnologia, sobretudo de informática e telecomunicações.

 

7. A abertura econômica e a desvalorização da moe- da, o rublo, estimularam a entrada de investi- mentos estrangeiros na Rússia e resultaram no aumento da produtividade e competitividade do setor produtivo. Com isso, houve um grande aumento das exportações e da economia do país.

 

8. A Rússia dispõe de extensas bacias sedimentares com imensas jazidas de combustíveis fósseis (petróleo e gás natural) e de escudos cristalinos que concentram enormes reservas minerais (ferro, carvão, bauxita, cobre, entre outros). A atividade mineradora entre a Europa e a Ásia favoreceu o desenvolvimento de um grande parque industrial, com destaque para empresas siderúrgicas, metalúrgicas, refinarias e petroquímicas. Várias aglomerações urbano-industriais de destaque são encontradas na porção asiática do país, próximas das maiores jazidas de carvão e petróleo.

 

9. Os Estados Unidos fizeram grandes investimentos nos Tigres Asiáticos com o objetivo de criar uma sólida economia capitalista naquela parte da Ásia, pois inibir uma possível expansão do regime socialista na região, já implantado em Países como Coreia do Norte, Vietnã, Laos e Camboja, sob a influência dos soviéticos e dos chineses no auge da Guerra Fria.

 

10. a) Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Japão e China.

* Reino Unido, Alemanha, Itália e França.

* Estados Unidos, China, Índia, Coreia do Sul, Irã, Brasil e Arábia Saudita.

b) Brasil, China, Índia e Coreia do Sul.

c) Arábia Saudita, Irã e México.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário